Itens a serem observados:
- Utilizar movimentos de câmera apenas quando for fundamental para a dramaticidade da cena. Sempre perguntar: “por que a câmera se movimenta nessa cena?”;
- Experimentar closes com grande angular (aproximando-se fisicamente do objeto em close) pois oferece maior poder dramático. - Olho-de-peixe também oferece efeito interessante;
- O cinema trabalha pouco com telefoto;
- Se há a intenção de mover a câmera, deve haver um bom motivo para tal. A função do movimento de câmera é auxiliar na narrativa;
- Às vezes pode ser interessante colocar a câmera dentro da cena. Pode oferecer certa tensão psicológica. Aproximar fisicamente a câmera para o close up (com grande angular);
- As câmeras digitais possibilitam isso com mais facilidade por terem uma grande profundidade de campo, o que faz com que não precisemos nos preocupar com o foco;
- A lente grande angular permite um movimento mais fluido e estável dos que as de telefoto e foco normal;
- Se os atores forem fotografados em close up com grande angular, figuras autoritárias parecem mais ameaçadoras.
- Utilizar movimentos de câmera apenas quando for fundamental para a dramaticidade da cena. Sempre perguntar: “por que a câmera se movimenta nessa cena?”;
- Experimentar closes com grande angular (aproximando-se fisicamente do objeto em close) pois oferece maior poder dramático. - Olho-de-peixe também oferece efeito interessante;
- O cinema trabalha pouco com telefoto;
- Se há a intenção de mover a câmera, deve haver um bom motivo para tal. A função do movimento de câmera é auxiliar na narrativa;
- Às vezes pode ser interessante colocar a câmera dentro da cena. Pode oferecer certa tensão psicológica. Aproximar fisicamente a câmera para o close up (com grande angular);
- As câmeras digitais possibilitam isso com mais facilidade por terem uma grande profundidade de campo, o que faz com que não precisemos nos preocupar com o foco;
- A lente grande angular permite um movimento mais fluido e estável dos que as de telefoto e foco normal;
- Se os atores forem fotografados em close up com grande angular, figuras autoritárias parecem mais ameaçadoras.
------------------------------
Mais informações:
Digital Filmmaking – Figgis, Mike / Faber and Faber, Inc. 2007 (pág. 85)
Nenhum comentário:
Postar um comentário